Centro Espírita Amor a Jesus

R. Cap.José Neves Bicudo, 274 - Jacareí - São Paulo - BR

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Nossos Trabalhos Culto à Assistência

CEAJ Jacareí - Culto à Assistência

E-mail

O Culto à Assistência ocorre no CEAJ regularmente às 8 horas do último sábado de cada mês e consiste no atendimento de famílias carentes com cestas básicas, palestra de orientação, passe, lanche, encontro fraterno e muita atenção e carinho.

Este trabalho vem sendo realizado desde 18 de abril de 1992 pelo Departamento de Assistência Social "Eurípedes Barsanulfo" do CEAJ, cuja finalidade é prestar o culto da assistência aos necessitados material, moral e espiritualmente, dispensando-lhes, por todos os meios ao seu alcance e, na medida do possível, alimentação, agasalho, auxílio do passe ou do ensinamento e, outras necessidades,  quando solicitado comprovadamente e dentro das disponibilidades; orientar as famílias assistidas para encaminhar seus filhos às aulas de evangelização da infância à Luz da Doutrina Espírita.

Caridade Essencial

"E a caridade é esta: que andemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o principio ouvistes; que andeis nele." João. (II JOÃO, 6.)

Em todos os lugares e situações da vida, a caridade será sempre a fonte divina das bênçãos do Senhor.

Quem dá o pão ao faminto e água ao sedento, remédio ao enfermo e luz ao ignorante, está colaborando na edificação do Reino Divino, em qualquer setor da existência ou da fé religiosa a que foi chamado.

A voz compassiva e fraternal que ilumina o espírito é irmã das mãos que alimentam o corpo.

Assistência, medicação e ensinamento constituem modalidades santas da caridade generosa que executa os programas do bem. São vestiduras diferentes de uma virtude única. Conjugam-se e completam-se num todo nobre e digno.

Ninguém pode assistir a outrem, com eficiência, se não procurou a edificação de si mesmo; ninguém medicará, com proveito, se não adquiriu o espírito de boa-vontade para com os que necessitam, e ninguém ensinará, com segurança, se não possui a seu favor os atos de amor ao próximo, no que se refira à compreensão e ao auxílio fraternais.

Em razão disso, as menores manifestações de caridade, nascidas da sincera disposição de servir com Jesus, são atividades sagradas e indiscutíveis. Em todos os lugares, serão sempre sublimes luzes da fraternidade, disseminando alegria, esperança, gratidão, conforto e intercessões benditas.

Antes, porém, da caridade que se manifesta exteriormente nos variados setores da vida, pratiquemos a caridade essencial, sem o que não poderemos efetuar a edificação e a redenção de nós mesmos. Trata-se da caridade de pensarmos, falarmos e agirmos, segundo os ensinamentos do Divino Mestre, no Evangelho. É a caridade de vivermos verdadeiramente nEle para que Ele viva em nós. Sem esta, poderemos levar a efeito grandes serviços externos, alcançar intercessões valiosas, em nosso benefício, espalhar notáveis obras de pedra, mas, dentro de nós mesmos, nos instantes de supremo testemunho na fé, estaremos vazios e desolados, na condição de mendigos de luz.

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Vinha de Luz. Ditado pelo Espírito Emmanuel. Lição 110.

APELO FRATERNAL

Quanto possas, assim, ainda que seja por algumas horas de um dia em cada sete, na equipe dos irmãos de ideal ou simplesmente sozinho, atende ao culto semanal da caridade como dever. 
Faze-o, porém, com amor e humildade, porque somente através da humildade e do amor, o teu gesto de fraternidade e carinho não se transformará em fel da vaidade constrangedora.
É imprescindível sejamos entendidos no ato de auxiliar, para que não tenhamos em troca a desconfiança e a amargura daqueles que nos esperam ternura e cooperação.
Há companheiros em lutas expiatórias tão extensas e tão complexas que não dispensam o apoio incessante , enquanto atravessam as faixas da vida física.
Lembra-te, no entanto,do pão e da luz, como que Deus te socorre, todos os dias, e ajude sempre.
O olvido temporário na carne, enquanto é hoje, não te deixa perceber a medida dos próprios débitos.
Se agora é o teu momento de dar, amanhã pode surgir a tua hora de receber.
Não te faças representar por outrem, ao lado de quem padece.
Dinheiro e autoridade convencional, respeitáveis embora, não compram na vida os talentos do coração.
Doarás alimento e remédio, reconforto e carinho aos que jazem nas algemas da angústia, mas, em troca, todos eles dar-te-ão coragem e esperança, fortaleza e consolo, valorizando-te, no corpo terrestre, a responsabilidade de agir e viver. 
Deixarás a tenda dos tristes, diminuindo a própria tristeza, deixarás os cegos, louvando os próprios olhos, contemplarás o paralítico, sentindo a graça do movimento, e despedir-te-ás dos enfermos e dos loucos, dos fracos e infelizes, agradecendo ao Senhor a ventura de poder ajudar.
Não esperes, desse modo, pelo concurso dos outros para sustentar a fonte do bem.
Concedeu-te Jesus no Espiritismo que te abençoa a porta de trabalho e esperança para o acesso à Vida Maior.
Ora e estuda, aprende e ensina a verdade, mas não olvides a leitura do amor no livro das almas.
Observa as Leis da Vida, entendendo e ajudando os corações que te cercam, para que te não emaranhes na sombra, ante o esplendor do Grande Caminho... E, confiando-te à solidariedade como simples dever, perceberás, junto de cada aflição, a presença do Cristo, o Divino Benfeitor, que resumiu o seu Evangelho de Luz, no mandamento inesquecível: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".

Emmanuel - (Do Livro Vida e Caminho psicografado por Francisco Cândido Xavier)

 

 

 

 

 

 

 PALESTRAS PÚBLICAS
Temas do Evangelho 
Segundo o Espiritismo


xAAOS SÁBADOS DAS 20 ÀS 21:05hxxx
(+passe, vibrações e prece)
AOS DOMINGOS DAS 19 ÀS 19:40h

Faça parte da nossa comunidade.
Conecte-se com o CEAJ.




Saiba como...  
Material da FEB - Retire aqui

 

Pensamento do Mês
- Dezembro/17 -

"Vós sois a luz do mundo" - exortou-nos o Mestre -, e a luz não argumenta, mas sim esclarece e socorre, ajuda e ilumina.

Emmanuel / Chico Xavier


Início Nossos Trabalhos Culto à Assistência

"As estradas que nos levam à felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento íntimo, cuja prática só pode ser exercitada pausadamente, pois a verdadeira fórmula da felicidade é a realização de um constante trabalho interior".